Mexa-se sempre 07/04/2011 16h25

Como vencer a preguiça e o desânimo?

Confira as dicas para espantar a falta de disposição e alcançar seus objetivos esportivos


O despertador toca. São 6h e você acorda cheio de disposição para a sua atividade física predileta naquela manhã fria de outono, certo? Não exatamente. Ainda deitado, você olha na direção da janela e vê aquele dia nublado, depois afunda sua cabeça no travesseiro quentinho com o corpo enrolado no edredom idem epensa: ir ou não ir? Eis a questão.

Você não é o primeiro nem será o último a passar por isso. Segundo o diretor técnico da Assessoria Esportiva Run&Fun, Mario Sergio Andrade Silva, a atividade física exige esforço do praticante no período inicial, até que ele incorpore o hábito e comece a perceber o prazer que há nela. “O ser humano não foi feito para realizar atividades físicas, mas sim para comer, pois carrega o gene dos ancestrais de milhares de anos atrás, que caçavam pela sobrevivência, por isso é preciso ir aos poucos, sem encarar o esporte como uma obrigação”, explica, fazendo alusão a ensinamentos do médico Drauzio Varella.

O primeiro passo para quem quer desenvolver uma rotina de treinos, porém não encontra ‘forças’ diante da preguiça é identificar o que você realmente gosta de fazer, uma coisa prazerosa dentro do seu perfil, para que a falta de afinidade não o desmotive e termine por fazê-lo desistir. Gosta de esportes com bola? Em equipe? Ou prefere práticas mais individualizadas, como caminhada ou corrida? Pense com calma, pois você pode descobrir que gosta de uma série de exercícios específicos numa academia, ou de dança, como exemplos.

Depois dessa autoavaliação, comece a praticar o esporte em locais com mais interessados na mesma atividade. “A questão do grupo faz sucesso no nosso trabalho [de assessor esportivo], já que quando você cria um grupo de amizade você progride, pois é bem recebido, observa e vai melhorando, e esse contato vai te ajudar a ir para os treinos sem desanimar”, incentiva Mario Sergio. Hoje em dia, muitos contratam um personal trainer com a função de ‘despertador’, para ter alguém dizendo ‘Vamos lá’ e não perder o ânimo. Outros preferem entrar numa academia perto do escritório. O treinador defende que todas as estratégias são válidas para se manter o ritmo.

Tenha objetivos a curto e médio prazo

Sua meta é perder peso? Ganhar força? Resistência? Então defina agora, de preferência com o acompanhamento de um profissional do esporte, suas metas a curto e médio prazo para encontrar sua fonte de inspiração. “Essa é uma ótima ferramenta para manter a pessoa na atividade, pois ela pensa ‘tenho que ficar três meses senão não vou ver os benefícios; daqui a seis meses quero ter x peso e participar de uma prova de 5 km’, mas se ela entra numa academia sem objetivo ela desiste”, avisa Mario.

Vamos às compras?!

Reservar uma parte do orçamento para comprar aquela roupa nova de ginástica, o tênis dos sonhos, ou aquele ‘kit atleta’, com garrafinha (squeeze), um frequencímetro (aparelho que permite o acompanhamento de seus batimentos cardíacos), etc,também são bons incentivos, afinal, quem não quer exibir os modernos e novíssimos acessórios esportivos?

De olho nos resultados

De acordo com o diretor técnico Mario Sergio, que há 18 anos trabalha com corredores, as vitórias não podem passar despercebidas. “Comemore ao perder os dois primeiros quilos, vibre com a sua conquista, conseguiu manter o compromisso e levantar da cama num dia frio? Reconheça que você foi ‘raçudo’”, diz.

De fato, nas grandes cidades é ainda mais difícil superar os inconvenientes para manter um estilo de vida saudável, mas como o treinador incentiva: “o principal é entender que a atividade física é algo a ser incorporado para sempre, é preciso ter consciência que o seu corpo precisa disso, e não apenas por uma questão estética, e a grande vantagem é que você vê o resultado em um tempo relativamente curto, em quatro semanas o seu ânimo já aumentou, por isso tenha em mente seu objetivo”.

Fonte: Mario Sergio Andrade Silva, diretor técnico e proprietário da Assessoria Esportiva Run&Fun. 

COMENTE


Não será divulgado