Coop_faz_bem_Para_Comunidade-full

Pra comunidade

Valorizamos as pessoas e o nosso entorno, incentivando o sentimento de pertencimento à nossa comunidade.

Troco do Bem



Sobre o Programa Troco do Bem

O Programa Troco do Bem é uma campanha de pequenas doações de clientes que fazem suas compras em dinheiro, e que haja troco, sendo a doação é totalmente espontânea. O Programa Troco do Bem está alinhado com a estratégia da área de Responsabilidade Social da Coop- Cooperativa de Consumo, com seus valores e com o 7º princípio Cooperativista, que se refere ao Interesse pela Comunidade.

A doação do cliente é efetivada com emissão do cupom não fiscal indicando o recebimento do dinheiro para doação e o nome da entidade beneficiada. O cupom não fiscal é entregue ao cliente juntamente com o comprovante de doação. O cliente terá a opção de doar de R$ 0,01 até o valor total do troco. Na operação Troco do Bem, a contabilização do valor recebido a título de troco doado pelo cooperado é feita a crédito de uma conta transitória – doação -, essa conta transitória doação não transita pela conta resultado, mesmo porque, esse troco não configura em hipótese alguma uma receita da Coop, trata-se, sim, de um numerário que simplesmente transitou pela Coop. A Coop é um elo entre o cliente e a entidade a ser beneficiada. A doação não é dedutível de imposto de renda – para o consumidor ou para Coop.

Entidade Selecionada

Para implantação do Programa Troco do Bem foi realizado um estudo com o objetivo de selecionar uma instituição beneficente que contribuísse efetivamente para a proteção, promoção e desenvolvimento social de parcelas da população em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico, e que tivesse sua marca reconhecida pelo público, por isso a Coop optou pela Federação das APAES do Estado de São Paulo, que conta com APAES em todas as regiões onde a Coop atua (exceto Ribeirão Pires) e possibilita a destinação do valor de acordo com a arrecadação de cada cidade.

Recursos

A Coop realizará o repasse para a FEAPAES, trimestralmente, de acordo com os valores arrecadados nas unidades. A FEAPAES fica responsável pelo repasse para a APAE de acordo com o valor arrecadado em cada cidade, para isso a Coop disponibilizará a federação um documento, planilha, com essas informações. O valor é repassado até o dia 15 do mês seguinte ao trimestre apurado.

Área de Atuação
A Coop destinará os valores arrecadados para FEAPAES que deverá repassar às APAES que estejam nos municípios onde a Coop está presente:

  • Santo André
  • São Bernardo do Campo
  • São Caetano do Sul
  • Mauá
  • Diadema
  • Ribeirão Pires
  • Tatuí
  • São José dos Campos
  • Sorocaba
  • Piracicaba

Vigência e Prestação de Contas

O período para o benefício é por prazo indeterminado, que poderá será revogado por ambas as partes. A Coop encaminhará à FEAPAES, trimestralmente, uma planilha com o valor total arrecadado com o Programa e divido por cidade, para que a FEAPAES possa repassar o valor para as APAES das cidades onde a Coop está presente. A FEAPAES deverá prestar contas dos repasses realizados, trimestralmente, para as APAES, através de planilha e comprovantes.

Disposições Finais

A Coop deverá prestar contas, trimestralmente, aos cooperados através da divulgação em suas mídias internas. Para mais informações ou esclarecimentos:

Coop - Cooperativa de Consumo - Responsabilidade Social

Central de Relacionamento

0800-772-2667

dias úteis, de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 17h00.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação e obter estatísticas de visitas.

Ao continuar você aceita os termos da nossa política de privacidade de dados.