
Receita para o Dia dos namorados – parpadelle com molho de camarão
JANTAR PARA O DIA DOS NAMORADOS
Namorados e apaixonados pelas panelas
Juntos há 7 anos, o casal Pedro Weber e Paula Astolpho tem muitas afinidades que mantêm acesa a chama da paixão, entre elas o prazer de dividirem o fogão. Nesse dia romântico eles apresentam para nós uma deliciosa receita, ideal em um jantar do dia dos namorados
Cada qual com suas particularidades, Enquanto ela é mais seletiva na escolha do cardápio, já que é avessa à carne suína, feijão, cebola e certas hortaliças, ele é daqueles que nada rejeitam e de tudo cria preparos divinos, ainda que a geladeira esteja meio desabastecida. Sem contar que Paula está mais pra comer do que pra cozinhar, porém, quando coloca a mão na massa deixa claro que entende da coisa. Uma de suas receitas, a de camarão no abacaxi, preparada para surpreender o namorado, cumpriu o propósito. Arrancou aplausos, pedido de bis e deixou marcas na memória afetiva de Pedro.

Diferenças à parte, certo mesmo é que essa dupla, formada em Publicidade, combina tão bem na cozinha quanto arroz com feijão ou queijo com goiabada, dois casamentos perfeitos da culinária brasileira. Entre um preparo e outro, rolam afeto, atenção e cuidado que vão temperando o relacionamento do casal. Se o prato pede cebola, Pedro costuma fazer cortes em cubos minúsculos só para que a parceira não sinta a textura do ingrediente, ou, se ela preferir, substitui por outro condimento sem torcer o nariz.
“Cozinhar é minha paixão, que hoje encaro como hobby, mas que amanhã será meu negócio”, aposta Pedro. Seu sonho, já desenhado na cabeça e no papel, é montar um bistrô para atender os amigos e pequenos grupos de clientes. “Minha pretensão não é ficar famoso, nem rico, apenas ser feliz fazendo o que eu realmente gosto”, explica o cooperado, que hoje atua numa agência de publicidade para juntar dinheiro e empreender no negócio próprio.

DE PEQUENINO É QUE SE TORCE O PEPINO
Foi na adolescência que Pedro tomou gosto pela arte de cozinhar, já que ele e o irmão, Rafael, eram encarregados do preparo das refeições, enquanto a mãe trabalhava fora de casa. Gostou tanto dos aromas e sabores que se formou em Gastronomia e até chegou a trabalhar em alguns restaurantes, só que acabou alterando a rota. Investiu numa segunda formação que lhe permitisse melhor ganho financeiro para, mais tarde, abrir seu bistrô. Escolheu fazer Publicidade, na Universidade Municipal de São Caetano (USCS).
Foi lá que conheceu Paula. Ela, que também gostava da arte culinária, aprendida com a avó Dorva, tinha um bom currículo para trocar experiências com o novo amigo, que acabou virando namorado. De descendência alemã, Pedro foi conquistando pelo estômago a família italiana da parceira a ponto de ganhar da avó Dorva um cilindro para o preparo de massas artesanal, especialidade que Paula mais aprecia.
Já que é assim, Pedro programou o cardápio para o Dia do Namorados. Vai servir brusqueta de queijo brie como entrada e uma massa fresca com camarão como prato principal. “Sou apaixonada por essa preparação”, diz Paula. O cozinheiro compartilha com a gente as duas receitas, que podem ser conferidas também nas redes sociais da Coop.
BRUSQUETA
INGREDIENTES
- Pão italiano (de preferência baguete)
- 1 cabeça de alho
- 1 maço de rúcula
- 250 g de queijo brie
- 200 g de presunto cru (Parma)
- Azeite
PREPARO
Corte o pão em fatias com 1 centímetro de espessura.
Raspe o alho em cada uma delas, acomode por cima uma fatia generosa de brie e leve para assar.
Retire do forno, acrescente folhas de rúcula e cubra com o presunto. Regue com azeite e sirva.
PARPADELLE COM MOLHO DE CAMARÃO
INGREDIENTES DA MASSA
1 kg de farinha de trigo
9 ovos médios
PREPARO
Bata os ovos com o garfo e reserve. Coloque a farinha numa tigela, abra um buraco no centro e acrescente os ovos.
Misture bem para incorporar a farinha aos ovos, colocando inclusive a mão na massa.
Assim que os ingredientes incorporarem, jogue farinha em uma bancada e sove a massa por 10 minutos. Cubra com papel filme e deixe descansar na geladeira por 1 hora.
INGREDIENTES DO MOLHO
- 800 g de camarão com casca
- 2 cebolas bem picadinhas
- 1 limão-siciliano
- 250 g de manteiga em barra
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Azeite
- Coentro
- 200 g de queijo parmesão
- 1 litro de água
- Sal
PREPARO DO CALDO
Limpe os camarões e reserve as cascas.
Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e raspas da casca do limão siciliano.
Reserve geladeira. Lave as cascas em água corrente.
Derreta um pouco de manteiga numa panela e refogue as cascas até ficarem com uma coloração rosa.
Adicione a água e 2 pitadas generosas de sal. Deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo.
PREPARO DO MOLHO
Numa frigideira grande, refogue no azeite os camarões temperados e deixe cozinhar por 2 minutos de cada lado, adicionando a cebola até dourar.
Peneire o caldo de camarão e acrescente na frigideira junto com o suco de meio limão.
Deixe ferver.
Num recipiente a parte, dissolva a farinha de trigo em 2 colheres de manteiga até virar uma pastinha e junte ao preparo, deixando ferver por 5 minutos para deixar o molho com uma textura aveludada.
MONTAGEM
Retire a massa da geladeira e divida em porções do tamanho da palma mão.
Abra cada uma delas com auxílio de um rolo ou garrafa e corte do jeito que preferir.
Leve para cozinhar em água com sal. Escorra a massa e sirva com o molho por cima.

CAMARÃO NO ABACAXI
INGREDIENTES
PREPARO DO CAMARÃO
Em uma panela com água fervente coloque o camarão já limpo para cozer com sal.
Em outra panela, refogue o camarão no alho com manteiga até dourar. Desligue. Reserve seis camarões para decorar.
PREPARO DO ABACAXI
Parta o abacaxi com casca e coroa, retire toda as polpa e corte em cubinhos bem pequenos. Reserve.
PREPARO DO CREME
Coloque o abacaxi picado na mesma panela do camarão e leve ao fogo branco, adicionando o creme de leite, o leite de coco, p requeijão, o queijo parmesão ralado e ½ colher (sopa) de manteiga. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e transfira o creme para a casca do abacaxi, decorando com os camarões reservados.
